LINHA FÉRREA DO ALGARVE
LAGOS - VILA REAL SANTO ANTÓNIO
Cronologia - Estações
Faro - 1899
Vila Real de Santo António - 1906
Lagos - 1922
Introdução
A linha férrea para o Algarve é de 1889.
Fazia a ligação Barreiro - Faro por Beja (Linha do Sul).
Depois foi-se alargando para Barlavento a partir de Tunes em 1899 e para Sotavento a partir de Faro em 1904.
A linha do Algarve para Sotavento (Vila Real Santo António) ficou concluída em 1906 e para Barlavento em 1922 (Lagos).
CAMINHO FERRO DO ALGARVE
PONTES - PONTÕES - VIADUTOS - PASSAGENS HIDRÁULICAS
Em 28 de Outubro de 1856, foi inaugurado o primeiro troço ferroviário em
território português
1899 - Construída a Linha de Beja a Faro (Linha do Sul)
Distância Vila Real de Santo António - Lagos - 139,5 Km
Histórico da Linha do Algarve
Datas
Datas
1899- Construída a Linha de Beja a Faro
1903 - Tunes - Silves - Parchal/Ferragudo (Portimão)
1904 ~Faro - Olhão
1905 - Olhão - Tavira
1906 - Tavira - Vila Real de Santo António
1922 - Portimão - Lagos
Obras de Arte
A Linha do Algarve. nos seus quase 140 Km, tem de tudo no seu percurso: Pontes, pontões, viadutos, passagens hidráulicas, passagens superiores, passagens inferiores, passagens de nível com cancelas automatizadas e passagens de nível sem cancelas
Referimos aqui algumas das mais significativas
Referimos aqui algumas das mais significativas
Ponte do Almargem
Ponte de Tavira Santa Maria (Rio Séqua),
Viaduto do Alto do Cano, Tavira
Viaduto das Pedras D'El-Rei
Viaduto de Olhão
Ponte de Portimão (Rio da Asseca)
Viaduto da Figueira, Mexilhoeira Grande
Ponte sobre o Rio Séqua - Tavira
Pilares em alvenaria, tabuleiro de ferro
a mais alta da Linha do Algarve
Pilares em alvenaria, tabuleiro de ferro
a mais alta da Linha do Algarve
Ponte de Santa Maria - Tavira
Viaduto do Cano - Tavira
Pontões e passagens hidráulicas no Barlavento
Estas estruturas mais frequentes na zona da Ria de Alvor
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Pontões e passagens hidráulicas no Sotavento, mais frequentes entre Faro e Tavira
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Em 1980 a viagem entre Vila Real de Sto. António e Lagos fazia-se em 2h56 e era directa.
Actualmente a ligação mais rápida demora 2h50 e obriga a um transbordo em Faro. !!! Em quarenta anos ganharam-se seis minutos !!!
Até 2000 havia também comboios directos - e relativamente rápidos para a época – entre Vila Real de Sto. António e Lagos.
Depois a CP entendeu dividir a linha do Algarve em dois troços obrigando a transbordos na estação de Faro.
Faro -Vila Real de Santo António
Faro - Lagos
Faro - Lagos
Pelo meio fica o troço Faro - Tunes .... Gare do Oriente
Linha Faro - Lagos - 78 Km com 10 estações e 8 apeadeiros
Linha Faro - Vila Real Santo António - 61 Km com 5 estações e 7 apeadeiros
Para que conste a Linha entre Faro e Tunes já está electrificada para "alimentar" os comboios: Inter-Cidades e Alfa a caminho da Gare do Oriente pelo Ramal de Alcácer do Sal.
e agora vamos à procura dos caminhos terrestres algarvios
(não esquecer que noutros tempos as ligações marítimas e fluviais também eram muito importantes)
(não esquecer que noutros tempos as ligações marítimas e fluviais também eram muito importantes)
Algarve - Rede Viária
Nascente / Poente e Sul / Norte
Século XIX - XX - XXI
ESTRADA REAL Nº 78 do REINO do ALGARVE
Construída para ligar Lagos a Vila Real de Santo António começou a construir-se em 1856, sendo Presidente do Conselho de Ministros, Fontes Pereira de Melo que a inaugurou em 1874 atravessando as principais povoações do litoral algarvio: Vila Real Santo António, Tavira, Olhão, Faro (*), Lagoa, Portimão, Lagos e Sagres
Nota: Duas foram as Estradas Reais do Algarve
1 - Estrada Real Nº 78 Castro Marim - Lagos no sentido longitudinal
Nota: Duas foram as Estradas Reais do Algarve
1 - Estrada Real Nº 78 Castro Marim - Lagos no sentido longitudinal
2 - Estrada Real N 2 Chaves - Faro (739,260 Km) década de 80 do Séc, XIX (Troço Castro Verde-Faro)
(*) Em Faro, no dia da inauguração,, Fontes Pereira de Melo, foi muito mal recebido pelo presidente da Câmara que o não foi cumprimentar (eram adversários políticos), mas recebido principescamente no Paço Episcopal onde recebeu os cumprimentos de todas as autoridades e com um magnifico serão oferecido pela Família Bivar.
Fontes Pereira de Melo aproveitou a sua presença em faro para visitar obras da construção da estação ferroviária da cidade.
O percurso desta via real, no percurso do Sotavento) tinha como antepassado a via romana Baesuris-Ossonoba (Itinerário XXI de António - Troço Baesuris, Balsa, Ossonoba e precede a construção da actual EN 125,
O percurso desta via real, no percurso do Sotavento) tinha como antepassado a via romana Baesuris-Ossonoba (Itinerário XXI de António - Troço Baesuris, Balsa, Ossonoba e precede a construção da actual EN 125,
Na Idade Média em Portugal as estradas eram poucas, de terra batida e estreitas
No século XIX as Estradas Reais ou caminhos Reais eram os principais caminhos construídos em Portugal, estradas macadamizadas (*)
Um dos exemplos mais significativos era e continua a ser a mítica Estrada Real 2 de Chaves a Faro rasgando o território nacional na vertical
(*) Macadame (do inglês Macadam) é um tipo de pavimento para estradas desenvolvido pelo engenheiro escocês John Loudon McAdam, cerca 1820.
Consiste em assentar três camadas de pedras postas numa fundação com valas laterais para enxugo da água da chuva. As duas primeiras camadas, a uma profundidade de aproximadamente 20 cm, recebem brita de tamanho máximo 7,5 cm. A terceira camada é feita com 2 camadas de 5 cm, cheias de pedra de tamanho máximo de 2,5 cm. Cada camada é calçada com um rolo pesado (um cilindro), fazendo com que as pedras se acamem umas nas outras
Em 1945 passou para o actual designação - EN 125
Via do Infante
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